Doença inflamatória intestinal em Pediatria

Você sabia que as doenças inflamatórias intestinais (DII), como a Doença de Crohn e a Retocolite ulcerativa, podem afetar também crianças e adolescentes e não apenas adultos?

Olá! Sou a Dra. Carolina Roos Mariano da Rocha, médica especialista em Gastroenterologia Pediátrica. Formada em Medicina pela UFRGS, fiz residência em Pediatria e Gastroenterologia Pediátrica no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde também concluí meu mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente.

Tenho títulos de especialista reconhecidos pela SBP, AMB, FBG e SOBED, e meu foco é oferecer um atendimento humanizado e preciso para crianças e adolescentes com doenças digestivas. Se seu filho apresenta sintomas como dor abdominal, diarreia crônica ou dificuldades na alimentação, estou aqui para ajudar!

Cerca de 25% de todos os diagnósticos das DIIs ocorrem antes dos 18 anos de idade, sendo 5% deles antes dos 5 anos de idade. Elas podem afetar de forma significativa a qualidade de vida destes pacientes, sendo fundamental o seu diagnóstico precoce e início do tratamento em tempo oportuno.

As DIIs são condições médicas autoimunes que cursam com inflamação crônica do trato gastrointestinal, sendo os sintomas mais comuns a dor abdominal, diarreia crônica, presença de sangue nas fezes, náuseas e vômitos, perda de peso.

Entretanto, podem existir também manifestações relacionadas à inflamação em outros locais além do tubo digestivo, podendo surgir sintomas como artrites, lesões de pele, manifestações oftalmológicas, fadiga crônica, alterações hepáticas, anemia, entre outras.

Muitas vezes o diagnóstico destas patologias na infância pode demorar meses e até anos, o que pode impactar de forma negativa o tratamento e acompanhamento destes pacientes.

O diagnóstico nos primeiros anos de vida, especialmente antes dos 6 anos, requer atenção especial, podendo necessitar de exames complementares mais avançados da parte genética e imunológica.

O objetivo do tratamento é não apenas controlar os sintomas e o processo inflamatório relacionado às DIIs, mas também promover um desenvolvimento saudável para estas crianças e uma melhor qualidade de vida.

O esquema de tratamento é individualizado para cada paciente e cada caso, podendo incluir medicamentos, mudança na dieta e estilo de vida, reposição de vitaminas e minerais e, em alguns casos, cirurgia.

É fundamental que, na suspeita clínica, estes pacientes sejam prontamente encaminhados para avaliação com um Gastroenterologista Pediátrico para que possa ser realizado o processo diagnóstico de forma especializada e seja instituído o melhor tratamento para cada caso.

O Gastroenterologista Pediátrico é peça chave não apenas para o diagnóstico das DIIs, mas também para o acompanhamento e supervisão do tratamento para atingir o controle dos sintomas, monitorar o processo inflamatório e garantir a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

Diagnóstico Precoce

Importância de detectar as doenças inflamatórias intestinais (DIIs) cedo para um tratamento mais eficaz.

Sintomas Comuns

Dor abdominal, diarreia, náuseas e outros sintomas típicos das DIIs em crianças.

Manifestações Extraintestinais

Sintomas que podem afetar outras partes do corpo, como pele, articulações e olhos.

Diagnóstico em Idades Precoces

A importância de diagnosticar DIIs antes dos 6 anos para tratamento adequado.

Tratamento Personalizado

Esquema de tratamento individualizado, incluindo medicamentos e ajustes na dieta e estilo de vida.

Acompanhamento Médico Especializado

A necessidade de acompanhamento com um Gastroenterologista Pediátrico para controle e monitoramento dos sintomas.

AVALIAÇÕES

CONVÊNIOS

Passe o mouse para saber mais

Aceitamos:

AFISVEC
Ajuris
Coopersinos
Saúde Caixa
Bradesco
FAS
Mediservice
Amil
TacchiMed
SulAmérica
Saúde PAS

CONTATO

Clínica DIImuno
Centro de doenças inflamatórias intestinais e imunomediadas

Endereço:
Av. Carlos Gomes 700, sala 1212
Porto Alegre/RS

Horário de atendimento
Segundas às Sextas, das 8h às 20h

Telefone
(51) 3392-1212

Infanzia Clínica Pediátrica

Hospital
Moinhos de Vento

Clínica DIImuno